Categorias
Alugar Imóvel Estilo de Vida

5 dicas para locatários universitários de primeira viagem

Alugar um apartamento é um ajuste para muitos estudantes universitários que estão fazendo a transição de morar em casa com a família para viver por conta própria solitário. Esses locatários pela primeira vez muitas vezes têm muitas perguntas e preocupações sobre tudo, desde o aluguel até as condições do apartamento e o seguro do locatário.

Conforme os alunos deixam suas famílias, estas cinco dicas podem ajudá-los a navegar pelo aluguel pela primeira vez:

Leia o contrato de locação

O gerente do apartamento geralmente pode revisar os termos do aluguel antes da assinatura do locatário, mas ainda é uma boa ideia que os locatários de estudantes universitários revisem o contrato em detalhes. Locatários de estudantes devem certificar-se de que entenderam os termos do contrato de locação, incluindo quaisquer restrições e procedimentos.

Esses aluguéis são muito detalhados e podem ser confusos para os locatários pela primeira vez. Os pais, que podem ter experiência com aluguel podem ajudar o locatário do estudante universitário a entender o processo de locação. É especialmente importante que os pais entendam os termos do aluguel, se forem fiadores do mesmo.

Sempre faça uma inspeção

Também é importante que os locatários dos estudantes universitários façam uma inspeção formal com o gerente do imóvel antes de assinar o contrato. 

Durante a inspeção da unidade, os locatários devem testar as luminárias, portas e fechaduras e certificar-se de que as comodidades da unidade estejam de acordo com o que é anunciado na lista de propriedades. Tirar fotos para documentar as condições do apartamento antes de se mudar também é uma boa ideia.

Pergunte

A comunicação entre o administrador do apartamento e o inquilino é a chave para uma relação de aluguel bem-sucedida. Após a mudança, os locatários estudantes universitários podem descobrir que têm dúvidas sobre como morar em um apartamento, por exemplo, como operar os eletrodomésticos em uma unidade alugada. 

Os inquilinos não devem hesitar em pedir ao administrador do apartamento que repasse essas informações. Muitos gerentes de apartamentos antecipam que essas perguntas surgirão e fornecem listas de verificação com informações sobre os princípios básicos de operação de cada eletrodoméstico e como entrar em contato com o pessoal do apartamento caso surjam outras dúvidas ou problemas.

Problemas de documento

Após a mudança, os estudantes universitários podem encontrar problemas de controle de pragas, problemas com eletrodomésticos, ar condicionado ou banheiro, problemas com colegas de quarto, etc. Os locatários devem certificar-se de documentar qualquer problema por escrito por e-mail ou através de um portal residente para alertar a imobiliária.

Os locatários dos alunos devem entender que eles têm recurso se os problemas de pragas ou manutenção não forem resolvidos em tempo hábil. Se o problema documentado não for resolvido, os locatários de estudantes universitários devem encaminhar o problema para imobiliária do imóvel. 

Isso geralmente resolverá o problema rapidamente. Se o problema ainda não for resolvido, uma cláusula no aluguel pode permitir que os locatários retenham o aluguel até que o problema seja resolvido.

Outro problema que os estudantes universitários podem encontrar são os problemas com colegas de quarto. Tal como acontece com outras questões, os locatários devem documentar o problema por escrito. 

Às vezes, a dificuldade com um colega de quarto se resume a uma diferença de personalidade ou estilo de vida que simplesmente não pode ser resolvida. 

Problemas mais sérios podem envolver o colega de quarto sendo solicitado a desocupar o imóvel.

Essas dicas podem informar os estudantes universitários sobre algumas das etapas importantes a serem tomadas antes do aluguel e depois da mudança, quer eles sejam um locatário pela primeira vez ou um locatário experiente.

Veja também: